domingo, 19 de fevereiro de 2012

Experiência com cravos

Foi durante o estudo das plantas e a partir da questão “Será possível mudar a cor a uma flor branca?”, que resolvemos realizar uma experiência com cravos.
 
Realizámos os seguintes passos:
1 - Cortar três garrafas de água ao meio;
2 - Colocar a mesma quantidade de água em todos os recipientes;
3 - A cada recipiente juntar corante alimentar de cor diferente (vermelho e verde). Um dos recipientes deverá ficar sem corante, para servir de amostra para comparação com as restantes;
4 - Colocar os nossos cravos distribuídos pelos recipientes.





Deixámos repousar durante o fim de semana e quando chegámos à sala na segunda-feira observámos as nossas flores e ficámos maravilhados com os resultados, pois os nossos cravos ficaram das cores dos corantes, menos o que estava em água limpa, que manteve a sua cor branca.
Deste modo e após debate em grande grupo, chegámos à seguinte conclusão:
“É possível mudar a cor a uma flor branca porque a água colorida sobe pelo caule e leva a cor às pétalas brancas, às folhas verdes e à parte de cima do caule.”


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Biblioteca Municipal do Barreiro

No passado dia 9 de fevereiro fomos visitar a Biblioteca Municipal do Barreiro.
Acompanhados de um funcionário da Biblioteca, o Sá, realizámos uma visita guiada pelos diversos espaços desta instituição.
Vimos que existem dois espaços para crianças, a Sala Infantil e a Sala Juvenil, onde podemos brincar, ler histórias, consultar livros, ver filmes e realizar trabalhos. Depois existem também salas para os adultos, onde podem também consultar livros, fazer trabalhos e estudar.
Além da requisição de livros, nesta Biblioteca podemos ir à internet, ler revistas e jornais, ver filmes e ouvir música.
O Sá mostrou-nos um espaço chamado “Arquivo morto”, onde estão guardados livros e publicações antigas que já não são muito consultadas e disse-nos que a biblioteca tem mais de 40 000 livros.
Também foi explicado como podemos inscrever-nos na Biblioteca, para o empréstimo domiciliário.
No final ainda ouvimos, na Sala de Conto, algumas histórias bem divertidas e assustadoras.
Fomos embora com a promessa que voltaríamos em breve, desta vez para assistirmos a uma peça de teatro. Estamos tão curiosos!





Hoje a nossa sala foi visitar a Biblioteca Municipal do Barreiro.
Foi muito divertido, fomos visitar muitos espaços, como por exemplo, uma zona para as crianças brincarem, duas salas grandes e bonitas, uma sala de histórias, uma sala para ler revistas, jornais e navegar na internet.
Numa das salas também havia um piano.
Ouvimos três histórias muito engraçadas contadas pelo João.
Espero lá voltar muitas vezes.

Texto realizado pela Matilde


sábado, 4 de fevereiro de 2012

As cores das palavras

Continuando o estudo das cores, foi a vez de aproveitarmos a cor para trabalhar a área de Língua Portuguesa.  
Assim, pedi que a turma se dividisse em pares e cada par pensasse numa cor. Em seguida, deveriam associar a cor a várias palavras, sensações ou ideias que esse cor lhes transmitisse.
No final, deveriam escrever um pequeno poema, a partir de um modelo fornecido por mim, inspirado na associação cor/ palavras, escolhido pelo grupo.
Aqui fica o resultado final... que foi fantástico!








quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cores primárias e secundárias

Para iniciar o estudo das cores primárias e das cores secundárias começámos por ler “Como se faz cor-de-laranja”, do escritor António Torrado.
Depois de percebermos que com “o vermelho da terra” e o “amarelo do sol”, podemos obter o laranja, que o menino da história procurava, fomos distinguir a diferença entre cores primárias e cores secundárias.
Para nos ajudar a descobrir a diferença observámos, em turma, o “Caderno de pinturas para aprender as cores”. Este é um livro muito original, que entusiasmou os mágicos e deixou-os com muita vontade de experimentar todas as dicas do livro.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore

A pedido de alguns alunos, aqui fica o video que vimos hoje na hora da Biblioteca.
Um verdadeiro encanto para quem, como nós, adora ler...