segunda-feira, 17 de outubro de 2011

D. Afonso Henriques e a espada mágica

No passado dia sete de outubro comemorou-se o dia nacional dos castelos.
Como proposta para a comemoração desta data, a Professora Bela, responsável pela Biblioteca da nossa escola, sugeriu a escrita de um texto coletivo, a partir de uma imagem de um castelo.
O castelo escolhido pela nossa sala foi o de Lisboa. Assim, surge a nossa história… cheia de imaginação e alguns factos reais.

D. Afonso Henriques e a espada mágica

Há muitos… muitos anos, vivia o D. Afonso Henriques no castelo de Lisboa, quando aconteceu uma grande história.
Um dia, estava o rei na Biblioteca Real a ler e encontrou um mapa para descobrir uma espada mágica. Ele ficou tão entusiasmado que logo decidiu que aquela espada tinha de ser sua.
A primeira pista dizia que o rei tinha de ir até ao labirinto que ficava no jardim do castelo e foi para lá que se dirigiu.
O labirinto era gigante, mas o rei não desistiu e chegou até ao fim e lá estava um dragão enorme que lhe perguntou:
- O que vens aqui fazer?
- Eu venho procurar a espada mágica.
- Para encontrares a segunda pista vais ter que lutar contra mim, porque a pista está na minha barriga.
O rei que era muito valente lutou contra o dragão, deu-lhe um grande murro na barriga e a pista saltou a voar da boca do dragão.
O Afonso Henriques leu a segunda pista em voz alta: “Sábio, Sábio… aparece!” e logo apareceu um Sábio.
- Foste muito corajoso e por isso mereces esta grande espada.
O rei ficou muito feliz e com aquela espada lutou e fez grandes conquistas, das quais saiu sempre vencedor.
Meu dito, meu feito, este conto ficou perfeito.

Fábia

5 comentários:

  1. Foi há muitos muitos anos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de participar na construção do texto. Fiquei muito contente porque o meu desenho foi escolhido.

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei fazer este texto! Porque eu gostei de dizer as frases.

    ResponderEliminar
  4. Mafalda disse ...

    A Fábia fez um desenho muito bonito !

    Eu gosto muito da Fábia !!!

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei de fazer este trabalho do castelo de Lisboa.
    Eu gostei que a Selma tivesse escolhido o desenho da Fábia.

    ResponderEliminar